Por motivos de conformidade, a GlobalSign teve de descontinuar a utilização de Certificados Intermediários (mais especificamente, Autoridades de Certificação Intermediária) para emitir Certificados para clientes. Todos os Certificados que tenham sido afetados deverão ser revogados entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Abaixo, apresentamos as datas de revogação dos SSL de acordo com a sua tipologia:
- Domain Validated SSL – até 14/01/2021
- PersonalSign – até 17/02/2021
Note que apenas foram afetados Certificados Domain SSL emitidos antes de 15 de agosto de 2020 e PersonalSign emitidos antes de 12 de novembro de 2020.
A revogação de Certificados Intermediários pode levar a complicações com a validação de Certificados Digitais, impactando a sua validade e funcionalidades pretendidas. De salientar que a reemissão dos Certificados emitidos pela PTisp ficará a nosso cargo.
Existe algum risco de segurança no imediato?
Não. Não ocorreu nenhum comprometimento ao nível da chave nem qualquer tipo de incidente de segurança. Esta mudança está a ser implementada única e exclusivamente no contexto de solucionar um problema de conformidade e de contemplar qualquer potencial risco de segurança não materializado.
O que acontece se um Certificado não for reemitido antes da data de revogação? Qual é o impacto do processo de revogação?
Assim que o processo de revogação decorre, não é garantido que os Certificados fiquem a funcionar corretamente e muito provavelmente aparecerão como inválidos / não confiáveis.
Nota Importante: As datas de revogação NÃO podem ser adiadas, estendidas ou atrasadas.