Estando próximo do período de fim de vida, clientes que ainda utilizem esta versão devem efetuar upgrade para uma mais recente o mais rapidamente possível. Reunimos algumas das perguntas mais frequentes.

Qual o EOL – End Of Life // Fim de Vida do Centos 6?

O fim de vida do CentOS 6 ocorre em 30 Novembro de 2020.

É possível o upgrade de CentOS 6 para CentOS 7 ou 8?

Não, não existe possibilidade de upgrade, passando necessariamente pela instalação de um novo servidor e migração dos conteúdos.

O que acontece após o EOL?

Após esta data o servidor deixará de receber updates de segurança e melhorias. É fundamental que o seu servidor seja alterado até esta data, evitando assim exposição a falhas de segurança e para que receba as novas versões do software instalado.

Como funciona a migração?

A migração passa por implementar um novo servidor com as mesmas configurações de software. No caso, por exemplo, se tiver cPanel ou Plesk, CloudLinux ou outras licenças, ambos os servidores (atual e novo) têm de ter o licenciamento activo para viabilizar a migração.

Tenho de manter a mesma configuração de hardware/recursos?

Poderá aproveitar a oportunidade para reformular a solução implementada, eventualmente com melhoria e atualização dos recursos.

A PTisp efetua o processo por mim?

Poderemos efetuar o processo de migração dos conteúdos. Após a migração o cliente deve validar o correto funcionamento das várias plataformas. No entanto, este processo tem custos associados. Para mais detalhes, por favor, consulte o nosso departamento comercial.

Tenho um serviço gerido, mesmo assim terei de pagar pela migração?

Sim. Esta tarefa sai fora do suporte incluído nos planos geridos. São ações atípicas e que acontecem apenas de vários em vários anos. Tendo um custo elevado para a PTisp não é possível efetuar sem repassar para o cliente.

Tenho cPanel e já não recebo updates. É normal?

Sim, desde a versão 86 que servidores com CentOS 6 já não recebem novas versões de cPanel. A versão 86 é LTS – Long Term Support e receberá updates de segurança e bugs até Março de 2021. No entanto, não terá acesso a novas funcionalidades.

Necessito de versões de PHP mais antigas e que já não estão disponíveis em novas instalações de cPanel. Que fazer?

No caso será necessário instalar CloudLinux que permite acesso a versões PHP da 5.2  até 7.x.

Tem dúvidas adicionais? 

Contacte o nosso departamento comercial, estamos ao dispor.