Neste tutorial, indicamos-lhe os passos a seguir para configurar um Split Domain do Office 365 no cPanel/WHM.

Configurações no Painel de Controlo do Office 365 Exchange

1. Defina o Office365 como MX para o domínio em questão.
2. Crie um conector no “Exchange Online ECP”, e defina que este só para ser usado quando uma regra de transporte for configurada (criaremos mais tarde).
3. Especifique qual o endereço IP local do seu servidor de email, bem como a configuração TLS desejada, caso exista.
4. De seguida, no campo “Destinatários” / “Recipients” -> “Contactos” / “Contacts”, crie os novos contactos para cada endereço de e-mail que pretende utilizar, por exemplo, info@oseudominio.com, geral@oseudominio.com.
5.  Agora, aceda a  “Fluxo de mensagens” / “Mail flow” -> “Rules / “Regras” e crie uma nova regra para cada contacto criado, a qual deverá indicar que para o destinatário criado  (por exemplo, info@oseudominio.com) deverá ser utilizado o conector criado para o efeito (apresentado no ponto 1.).

 

Configurações no Painel de Controlo do Office 365 Exchange

1. Depois dos passos anteriores, aceda ao WHM/CPanel para prosseguir com as configurações.

2. Aceda a “MX Entry” e escolha “Local Mail Exchanger“. De seguida, no separador “MX Entry” escolha Local Mail Exchanger. Se não efetuar este procedimento, o CPanel verá que o MX record é mostrado noutro servidor de email externo (que é o Exchange Online do Office 365), encaminhando a mensagem de volta ao Exchange Online, e criando um loop que terminará com um erro “Hop count exceeded“.  De realçar o facto de que  deverá manter o Office 365 como o valor do seu  MX record principal (ou seja, <oseu domínio> .mail.protection.outlook.com). Depois, poderá o Office 365 e o WHM / CPanel num cenário híbrido.

Importante referir que deve criar um “forward” no cPanel para cada conta que exista no Office365 para que os emails locais sejam encaminhados para essa conta. Cada conta criada no cPanel terá que ter um contacto e um mail flow rule criados também no Office365.