Ao longo deste artigo iremos explicar o que é o DKIM , bem como apresentar-lhe os diferentes passos para que possa proceder à configuração de DKIM no Plesk Obsidian.
O que é o DKIM?
O DKIM – DomainKeys Identified Mail – (A utilização de DKIM (DomainKeys Identified Mail) disponibiliza um método que permite validar a identidade de um determinado nome de domínio associado a uma mensagem. Para isso, recorre à autenticação criptográfica, ou seja, o DKIM recorre à criptografia, utilizando duas chaves:
- pública (conhecida por todos, sendo que esta chave pode ser usada para verificação da mensagem)
- privada (conhecida somente por quem assina mensagem).
Permite que uma identidade digital assuma a responsabilidade de uma mensagem que se encontrada em trânsito, de forma a que a atribuição da mensagem não seja repudiada, sendo que isso é conseguido através da inserção da assinatura criptográfica sempre que uma mensagem é enviada.
Como configurar o DKIM no Plesk Obsidian?
1. Aceda ao Plesk e introduza os seus dados de acesso;
2. Clique no separador Website & Domains” e de seguida, selecione o domínio para o qual pretende configurar o DKIM;
3. Selecione a opção “Mail” e depois clique em “Mail Settings”
4. Em “Mail Settings” coloque o “visto” na opção “Use DKIM spam protection system to sign outgoing email messages” e depois clique em “Apply”.
Nota: Este tutorial foi criado no modo de visualização “Dynamic List”. Caso pretenda alterar o modo de visualização, saiba como fazer aqui.