Neste artigo apresentamos-lhe as principais etapas ou estados do ciclo de vida de um domínio. É importante que esteja familiarizado com as diferentes etapas para que possa proceder em conformidade. Como pode verificar, no esquema abaixo, após expiração de um nome de domínio, este fica inativo e o seu email e website deixam de funcionar.

 

 

Conheça as diferentes etapas do ciclo de vida para compreender como poderá proceder e quais os prazos para recuperar o seu domínio, caso este tenha expirado.

Etapas/Estados do Ciclo de vida de domínios .com/.net/.org:

  •  ok  

Este é o estado padrão de um domínio, o que significa que este não possui operações ou proibições pendentes.

Solicitar ao Registrar para aprovar restrições de estado tais como clientTransferProhibited, clientDeleteProhibited e clientUpdateProhibited, pode ajudar a impedir transferências, exclusões ou atualizações não autorizadas no seu domínio.

  •  autoRenewPeriod 

O Grace Period  ( ou período de carência) no estado autoRenewPeriod começa após a expiração de um domínio. O nome de domínio pode ser automaticamente renovado pelo Registry.

  •  pendingDelete 

Este estado pode surgir associado ao redemptionPeriod ou ao pendingRestore. Nesse caso, dependendo do estado apresentado no nome do domínio, deverá ter em consideração as indicações de um ou de outro, isto é, redemptionPeriod ou pendingRestore.

Se esse estado não estiver associado ao redemptionPeriod ou ao pendingRestore, o pendingDelete indica que o seu domínio o mesmo não foi restaurado dentro desse período (30 dias). O seu domínio permanecerá neste estado por vários dias, e posteriormente, será removido da base de dados do Registry. Depois de o domínio ser eliminado, fica novamente disponível para registo, de acordo com as Políticas do Registry.  Se pretende manter o seu nome de domínio, entre em contacto com o Registrar para validarem as opções disponíveis.

  •  pendingRenew 

Este estado indica que a solicitação para renovar o seu domínio foi recebida e está a ser processada.

  •  pendingRestore 

Este estado indica que o Registrar solicitou o restauro do domínio, o qual estava em redemptionPeriod. O Registry irá manter o domínio neste estado – pendingRestore –  enquanto está a decorrer o processo de recuperação do seu domínio.

  •  pendingTransfer 

Este estado indica que foi solicitada a transferência do domínio para um novo Registrar  foi recebida e está a ser processada. Se não solicitou essa transferência, entre em contacto com o seu Registrar.

  •  redemptionPeriod  
Este estado indica que o Registrar solicitou a exclusão do seu domínio. O domínio será mantido neste estado por 30 dias. De referir que passados cinco dias após o final do redemptionPeriod, o domínio  é removido da base de dados do Registry e  fica disponível para registo.  Se pretende manter o domínio, entre em contacto com o Registrar de forma a recuperar o mesmo e após resolução dos problemas e o pagamento de uma taxa, o seu domínio poderá ser restaurado em seu nome.  A taxa associada varia em função do TLD/Extensão.

 

  •  ClientHold 

Este estado indica que o o seu domínio deixa de resolver a zona DNS associado ao mesmo. É um estado incomum que, geralmente, é promulgado durante disputas legais, falta de pagamento ou em situações em que o seu domínio está sujeito a exclusão.