A autenticação de dois fatores (2FA) trata-se de um recurso utilizado para acrescentar uma camada adicional de segurança no login de uma conta, sendo que o utilizador é forçado a autenticar-se de duas formas. Geralmente, a primeira forma ou fator de autenticação é através da inserção de password.  A segunda forma pode ser através de OTP, SMS, código, entre outras.

OTP: que significa e como gerar?

OTP significa One Time Password, em Português, Senha de Utilização Única. Isto significa que essa senha é valida para uma única sessão/login.

Para gerar OTPs/senhas deverá recorrer a aplicações concebidas para o efeito e disponibilizadas na Apple Store e Google Play.  

Sugerimos duas aplicações para instalação no seu Smartphone de forma a conseguir gerar senhas/passwords, no entanto, poderá optar por selecionar outra da sua preferência, desde que tenha esta funcionalidade.

⇒ Google Authenticator → Faça download na Apple Store ou no Google Play!

⇒  Microsoft Authenticator → Faça download na Apple Store ou no Google Play!

 

Para aumentar a a segurança da sua conta myPTisp, poderá ativa  a  ferramenta 2FA que disponibilizamos no seu Perfil.  Realçamos que ao ativar esta funcionalidade deverá guardar a chave fornecida numa app de autenticação OTP, como por exemplo, o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator.

Resumidamente,  processo de ativação do 2FA no myPTisp é efetuado em 3 passos:

  1. Criar chave
  2.  Guardar a chave numa app segura
  3. Confirmar a chave.

 

De seguida, apresentamos o passo a passo para que possa ativar a autenticação de dois fatores na sua conta myPTisp.

1. Instale, no seu smartphone uma aplicação de autenticação de 2 fatores, podendo optar, se desejar, por uma das acima referidas.

2. Aceda ao myPTisp em https://my.ptisp.pt;

3. Aceda ao seu perfil e no separador “Autenticação de dois fatores” clique em “INICIAR ATIVAÇÃO”.

4. Posteriormente, é-lhe é apresentado um QR code. Agora, deverá fazer scan na app de autenticação que instalou no passo 1. Se preferir ou se não conseguir efetuar o scan, poderá inserir manualmente, na app, os dados apresentados na mensagem.

Depois, clique em “CONTINUAR ATIVAÇÃO”.

5. Na app instalada, verifique qual o código e insira conforme imagem. De seguida, clique em “CONCLUIR”.

6.  Depois, surge um pop-up a indicar que a sua sessão será terminada e que terá de a iniciar de acordo com as definições definidas. Clique em “SIM”.

7.  Ao ativar o 2FA, sempre que entrar no myPTisp, deverá introduzir o seu email e password e clicar em “ENTRAR.

De seguida, será direcionado para uma nova página, onde deverá introduzir o código de autenticação, que deverá ser consultado na app instalada no seu smartphone. No final, clique em“ENTRAR”.