A Google disponibiliza uma ferramenta que permite proteger o seu website de SPAM e outras ações abusivas. Trata-se do reCAPTCHA que é um serviço gratuito que recorre a técnicas avançadas de análise de risco para distinguir humanos de bots. Com a introdução da nova API, segundo a própria Google, um número significativo de utilizadores humanos (válidos) conseguirá “passar” o desafio do reCAPTCHA sem que tenha de resolver um CAPTCHA.
O reCAPTCHA (“Não sou um robô”) surge na forma de widget e pode ser facilmente adicionado a um website, blog, fórum, formulário de registo, etc. Se não quer correr riscos, adote medidas para proteger o seu website (e email) de SPAM e outros usos abusivos, instalando o reCAPTCHA da Google. É um processo rápido e simples! Para isso, aceda a https://www.google.com/recaptcha/admin#list para registar o seu website e começar a configurar o reCAPTCHA.
Acresce informar que, com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) a adoção de medidas de combate à utilização abusiva de correio eletrónico não solicitado. E, muitas vezes, têm origem em bots/scripts que criam, de forma massiva, ações efetuadas por humanos, como é o caso da submissão de formulários em websites ou em blogs.
Por mais inofensiva que esta situação possa parecer, a verdade é que irá contribuir para um aumento do número de registos na sua base dados, o que poderá impactar, de forma negativa, a performance do seu website. De referir que essas poderá também contribuir para que o seu domínio seja listado numa blacklist.Caso aconteça, isso fará com que os seus emails sejam classificados como SPAM, e em alguns casos, poderão ser rejeitados nos servidores de email de destino.