A Zona de DNS de um Domínio contém todos os Registos de DNS que permitem resolver o domínio para IPs (ou outros domínios) e direcionar o domínio para diferentes serviços como websites, serviços de email e outros.
Conforme o tipo de serviço que estiver a utilizar, existirá uma Zona Autoritária, isto é, a zona que irá de facto ser consultada quando são feitos pedidos relacionados com o domínio. Abaixo poderá consultar o passo a passo sobre como gerir as Zonas de DNS na Cloudflare.
Se pretende utilizar a Cloudflare para gerir os Registos de DNS do seu domínio, deverá criar uma nova conta ou aceder à sua conta atual e adicionar o domínio. Para mais informações consulte aqui o artigo informativo.
Para adicionar um novo registo na Zona de DNS, aceda à Cloudflare, selecione o domínio pretendido e escolha a opção “DNS”. Será apresentada a Zona de DNS existente na Cloudflare. Selecione a opção “+Add Record”.
Será apresentada uma nova caixa para adicionar o novo registo:
Selecione o tipo de registo a adicionar em “Type”.
Em Name coloque @ se o registo for para o domínio principal ou no caso de ser para um subdomínio, apenas o nome deste. Coloque o IP (ou outro tipo de valor conforme o Type selecionado).
TTL (time to live): Indica o tempo (segundos) que o registo será mantido em cache nos servidores de DNS. Quanto mais baixo for o valor (mínimo 60), mais fácil será fazer alterações nesse registo e que estas sejam mais rapidamente propagadas pois a cada 60 segundos o servidor de DNS irá descartar o registo e consulta-lo novamente (mesmo que tenha o mesmo valor). Deverá ter em consideração que ao criar um registo, o mesmo irá necessitar de propagar e pode não fica imediatamente disponível.
Esta opção está bloqueada em Auto, por defeito, no caso da opção “Proxy status“estar definida para “Proxied”.
A opção “Proxied” protege o registo criado, não sendo possível saber qual o verdadeiro IP para o qual o registo irá apontar.
Se pretender alterar esse comportamento, clique no ícone e automaticamente este será alterado para a opção “DNS Only” onde o verdadeiro valor será apresentado a qualquer consulta ao registo. Nesta opção é possível definir o valor do TTL.
Para guardar o novo registo, clique em “Save”.
Para editar um registo, basta clicar no registo pretendido e efetuar as alterações. Para guardar
clique em “Save“.
Para eliminar, clique no registo e clique em “Delete”.