Os Glue Record são uma parte fundamental dos Registos DNS. Tratam-se de registos que guardam o endereço IP que é atribuído ao domínio ou subdomínio e ficam armazenados na zona do Registrar. Este registo fornece a resposta completa quando o nameserver do TLD devolve uma referência para um nameserver autoritário de um domínio.  De forma a resolver um nome de domínio e a evitar um loop infinito ou referência circular é necessária a criação de Glue Records.  Isto porque o Glue Record fornece diretamente o endereço IP dos nameservers enquanto processa o pedido de um endereço para o nome de domínio.

Por exemplo,

  • O nome de domínio “xpto.TLD” tem os subdomínios “ns1.xpto.tld” e  “ns2.xpto.tld” a responderem para o endereço de IP definido. De realçar que a configuração deverá ser efetuada naquela que será a zona DNS autoritária para o domínio.
  • Depois, na zona do Registrar, para o domínio “xpto.TLD”deverá indicar os respetivos Child Name Servers , e nestes últimos é onde deverá configurar os Glue Records.  Por exemplo,  ao Child NameServer “ns1.xpto.tld” associará o Glue Record 1.2.3.4 e ao Child NameServer “ns2.xpto.TLD” associará o Glue Record 1.2.3.5.

Quando é que necessita de criar Glue Records?

Por norma, o serviço de alojamento disponibiliza servidores de DNS devidamente configurados. Somente quando pretende utilizar servidores de DNS próprios e personalizados é que necessita de efetuar esta configuração, tanto no(s) servidor(es) como no Registrar.

A PTisp possibilita a criação de DNS personalizados sem custo adicional e trata de toda a configuração por si.